acessorios-para-ferramentasfacebookgoogleplusinstagramautomotive-auto-machinepecas-para-implementospecas-para-motores-dieseltwitter

Os implementos agrícolas trouxeram mais agilidade e produtividade ao campo, contribuindo para o desenvolvimento dos processos agrícolas. Ou seja, desde a semeadura até a colheita, com o posterior preparo do solo para um novo plantio.

Máquinas como adubadeiras, semeadeiras e colheitadeiras hoje se tornaram itens necessários para quem deseja alcançar números expressivos e aumentar os ganhos. Sem contar na qualidade de vida do trabalhador rural e no respeito aos prazos das safras e das demandas do mercado consumidor.

A A.Camargo tem uma linha de soluções para ajudar o homem do campo a alcançar os resultados que almeja. Encontre aqui semeadeiras, adubadeiras e outros produtos desenvolvidos especialmente para uso agrícola!

Ver Mais

O que são os implementos agrícolas e para que eles servem?

Os implementos agrícolas são equipamentos acoplados a máquinas, permitindo desenvolver processos de manejo e cultura de forma mais rápida e otimizada. Eles são puxados por força da tração de tratores e caminhões, por exemplo.

Dessa forma, cada uma dessas ferramentas atua dentro de uma etapa do cultivo. Assim, sua utilização depende da cultura desenvolvida, do tamanho da plantação, das condições do solo, forma de plantio etc.

O Implemento também depende do trator utilizado. Assim, essa máquina precisa estar em bom estado de conservação, ter potência suficiente para puxar o equipamento, estar preparada para o tipo de solo entre outros aspectos.

Alguns implementos agrícolas são:

  • Colhedoras;
  • Arados;
  • Semeadoras;
  • Pulverizadores;
  • Grades;
  • Subsolador;

Quais os tipos de implementos agrícolas?

Existem vários tipos de implementos agrícolas. Por exemplo, há aqueles muito utilizados na pecuária, que podem não ser úteis na agricultura. Dessa forma, logo abaixo você vai encontrar uma lista daqueles mais usados nas tarefas rurais do dia a dia.

1. Arados

Os arados são soluções amplamente utilizadas para o campo. Eles têm a função de remover a camada mais superficial do solo, fazendo o enterrio dos restos da última cultura. Dessa forma, o arado entra já em uma das primeiras fases do cultivo, a preparação do solo. Eles se dividem em:

  • Arado de disco: Os discos podem ser lisos ou recortados, podendo se diferenciar pelo tamanho deles, número de discos, pela largura do plantio e pelo sistema de acoplamento.
  • Arado de aveicas: As lâminas tem formato em "V", sendo ideal para inverter, revirar e cortar parcialmente as leivas.

2. Semeadoras

As semeadoras têm a função simples de depositar a semente no chão para que as plantas cresçam. Entretanto, esses equipamentos se tornaram cada vez mais especializados, incorporando melhorias nessa atividade.

Atualmente, existem equipamentos capazes de realizar a adubação precisamente no sulco de plantio das sementes. Elas são conhecidas como semeadeiras adubadeiras.

Esse é um equipamento que pede um cuidado no momento da regulação do mecanismo semeador. A regulagem dos dosadores de semente depende de rodas motrizes que funcionam em função do contato com a superfície do solo.

3. Subsolador

O subsolador tem sido cada vez mais usado nas plantações de cana. Eles trabalham na descompactação do solo, deixando o local mais adaptável ao crescimento das raízes. Suas lâminas podem chegar até pouco mais de 1 metro de profundidade.

Ou seja, o solo vai ficar mais suscetível a aeração e a absorção de água, reduzindo o escoamento horizontal e o tempo de encharcamento do solo.

4. Adubadora

As adubadoras são ferramentas que atuam na correção e preparação do solo. Hoje em dia, o mecanismo funciona junto com a semeadora.

Dessa forma, o trabalho é feito quase que simultaneamente. As sementes então são depositadas no sulco aberto e já são corretamente adubadas pelo equipamento.

5. Roçadeiras

As roçadeiras são utilizadas para fazer roçadas em terrenos diversos, fazendo a retirada de ervas e outras plantas que podem ser prejudiciais à plantação.

Elas são compostas por cabeçotes e lâminas que acopladas ao trator fazem com que o trabalho seja desempenhado mais rapidamente. Entretanto, podem ser também utilizadas sem a máquina, dependendo do tamanho da área.

Qual semeadeira ou adubadeira escolher?

Antes de fazer essa escolha, o produtor agrícola deve mapear todas as atividades agrícolas desempenhadas na sua propriedade rural. Ou seja, entendendo melhor o processo fica mais tranquilo saber onde ele pode ser acelerado e melhorado.

Ainda assim, é preciso considerar algumas características da própria cultura, como o tipo, o tamanho da plantação, as condições do solo, técnicas de plantio, tamanho do ciclo de plantio entre outros fatores.

Leve em conta os estados dos tratores, pois são eles que puxaram o implemento. Essa máquina precisa ter boas condições de uso e apresentar a potência ideal para puxar um arado ou uma semeadora.

Por que investir em semeadeiras e adubadeiras?

Esses equipamentos rurais podem trazer uma série de resultados e benefícios para a rotina no campo.

  • Ganho de produtividade - Produzindo mais, em menos tempo.
  • Ganho de qualidade de vida - Uso de tecnologia retira o peso sobre o trabalho manual.
  • Respeitando prazos - O produtor consegue planejar melhor o manejo seguindo de perto o calendário de safras.

A tendência é que no futuro esses pontos sejam ainda mais reforçados, já que a chegada de aparelhos como drones, máquinas e implementos agrícolas ainda mais avançados vão tornar a agropecuária um setor de precisão, controle e resultados.

Agora que você sabe da importância dos implementos agrícolas para a produtividade no campo, o que acha de melhorar o desempenho das suas máquinas com uma boa manutenção? Confira aqui as nossas peças para tratores.

Ver Menos
Filtrar Produtos
fabricante
  1. não informado (1)
  2. nogueira (3)
subgrupo
  1. semeadeiras (4)
marca produto
  1. nogueira (4)

Semeadeira | Adubadeira

   

4 Pedido(s)

por página

   

4 Pedido(s)

por página